Música em Destaque

Você todo o momento fica sabendo a história de algum cantor, cantora ou grupo!
Esta Semana o Especial na "Música em Destaque" é o Cantor Miguel Marques.

Lembrando que este material é noticiado no Programa "Arte, Vida e Cultura". Todos os Domingos, a partir das 17:00 até as 20:00.

Música em Destaque
Especial
Miguel Marques


Estamos iniciando a primeira "Música em Destaque" e desta vez vamos falar sobre Miguel Marques.


Nascido em Uruguaiana e radicado em Santiago – RS, Miguel Marques tem no timbre da voz o cerne do nativismo gaúcho, caracterizando em seus trabalhos e nas parcerias, a marca quente e o cheiro da terra meridional. É reconhecidamente, um dos mais laureados compositores e intérpretes da música nativista gaúcha. 


Participante ativo de festivais de música gaúcha do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina Miguel foi inúmeras vezes, apontado como o melhor intérprete do Festival, sendo que em diversas ocasiões foi o vencedor.

Devemos citar que em 1997, no Teatro São Pedro em Porto Alegre, Miguel Marques foi eleito o "Melhor Intérprete de Música Gaúcha" daquele ano, tendo recebido o Troféu Vitória, reconhecimento honroso instituído pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, coroando a cerimônia com uma brilhante apresentação sendo acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. E para darmos início a Música em Destaque, vamos escutar “SONHO DE BARRO” e logo depois “PÃO COM BANHA”.

Miguel Marques - Sonho de Barro
Download Agora



Marques Marques - Pão Com Banha




Voltando com o segundo bloco da Música em Destaque, Nenito Sarturi, Antonio Augusto Ferreira, Salvador Lamberty, Vaine Darde, Nilo Brum, Ivo Brum, dentre outros são parceiros de Miguel Marques nas músicas.

Com 17 CD gravados e cerca de 700 músicas constantes da memória dos Festivais Nativistas, Miguel Marques tem se caracterizado como um baluarte na defesa das tradições gaúchas, jamais se desviando da mensagem terrúnea que conta o que há de melhor no mais íntimo dos corações de todos os que se consideram gaúchos.




Ele possui uma voz maravilhosa e uma sensibilidade musical rara, sendo autor de músicas consagradas como: "Ainda Existe um Lugar", "Clave de Lua", "A Lição das Andorinhas", "O Canto do Sabiá", "Manhãs", entre outras. Mas vamos ouvir agora “MANHÃS” e seguindo Miguel Marques canta “AINDA EXISTE UM LUGAR”.

Miguel Marques - Manhãs



Miguel Marques - Ainda Existe um Lugar



Estamos de volta com o terceiro bloco, e pode-se afirmar que o nome de Miguel Marques deve receber prioridade por todos aqueles que pretendam abrilhantar eventos onde a cultura musical brasileira e gaúcha seja o foco das intenções.

Miguel apresentou seu primeiro LP no ano de 1979, com composições de Jaime Medeiros Pinto. Desde então, consolidou o que hoje é a carreira de um dos mais bem sucedidos cantores do Rio Grande do Sul, chegando ao ano de 2010 no seu 17º CD.


Ele também escreveu uma história vitoriosa de grandes interpretações nos festivais em que participou. Sempre na estrada, segue defendendo a arte e a cultura gaúcha, pelos mais diversos cantos do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ouviremos então “REFUGANDO O BUÇAL” e logo após “PAGO PERDIDO”.


Miguel Marques - Refugando o Buçal



Miguel Marques - Pago Perdido




Voltamos com o quarto bloco e agora falaremos o nome de alguns dos CDs de Miguel Marques. Miguel Marques canta Jaime Pinto, Canto Cativo, Miguel Marques e Beto Caetano – Mãe. Fonte de Nossa Inspiração e Renascer.


Continuando, ele também gravou Canto Ao Meu Pago (1982), Romance Estradeiro (1986), Eu e a Saudade, Um Pouco De Mim, Num Bordonear De Milonga.





Miguel também tem gravados, A Voz Dos Galpões, Miguel Marques Nos Festivais, Meu Jeito, Dia das Mães e Clave de Lua. E para fechar a discoteca escutem comigo “CLAVE DE LUA” e na sequencia “EU E A SAUDADE”. 



Miguel Marques - Clave de Lua



Miguel Marques - Eu e a Saudade

Nenhum comentário:

Postar um comentário